A adenomiose é uma doença que não é câncer, pois se trata de uma doença benigna.
Esta doença é definida pelo crescimento desgovernado tecido endometrial (porção mais interna do útero) em direção a a camada muscular uterina, promovendo dificuldade de contração uterina e aumentando as células secretoras de endométrio (menstruação).
Apesar da adenomiose ser capaz de causar dor pélvica e sangramento uterino irregular que, muitas vezes, está associada a outras doenças, como por exemplo, a endometriose, ela não se torna uma doença maligna, ou o câncer. Está presente em 31 a 61,5% das mulheres e acomete, em geral, mulheres entre 40 e 50 anos, mas pode ocorrer em pacientes mais jovens.
A causa da adenomiose ainda é incerta e alguns autores associam a doença com fatores genéticos, fatores hormonais, fatores ambientais, estilo de vida, etc.
Já o câncer, é uma doença maligna, e se inicia devido o crescimento acelerado e anormal das células do corpo e que podem evoluir de forma grave e levar até a morte.
Nosso corpo é composto por células que estão em constante multiplicação ou divisão celular, que em condições normais, ocorre de maneira organizada através do nascimento, crescimento e morte celular.
No entanto, quando há algum erro nesta multiplicação, através de erros nos códigos genéticos desta célula, pode se iniciar o processo de crescimento das neoplasias malignas, ou câncer.
Sendo assim, entenda que a adenomiose não é cancer, e possui diversas formas de controle e de tratamento. Basta procurar seu ginecologista e encontrar um método que se adapte a você.
Se houver alguma dúvida sobre o assunto, deixe aqui nos comentários ou agende uma consulta!
Meu consultório está de portas abertas para receber você!
Preencha o formulário abaixo e aguarde nosso atendimento!
Um olhar abrangente para a saúde da mulher e, para dar um atendimento ainda mais completo, me especializei também em Longevidade e Medicina Ortomolecular.
Av. Angélica, 2491
4º Andar, CJ 42
Higienópolis
São Paulo/SP
Rua Demóstenes, 627
Ed. Spatium, CJ 143
Campo Belo
São Paulo/SP
Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.