Entenda melhor sobre o tratamento para adenomiose!

O tratamento para adenomiose consiste no controle hormonal e dos sintomas das pacientes.
A adenomiose uterina é uma doença benigna que se caracteriza pelo crescimento desgovernado tecido endometrial (porção mais interna do útero) em direção a a camada muscular uterina, promovendo dificuldade de contração uterina e aumentando as células secretoras de endométrio (menstruação).
A adenomiose é assintomática em cerca de 35% dos casos. No entanto, quando a paciente apresenta sintomas, os principais são:
- o aumento do volume uterino;
- dores na região pélvica;
- dores na bexiga e intestino;
- infertilidade
O tratamento para a adenomiose visa controlar os sintomas descritos acima proporcionando uma melhora qualidade de vida para a paciente. Assim, o tratamento para a adenomiose pode ser realizado mediante o uso de medicamentos para controle de dor ou sangramentos, como os antitinflamatórios, o uso de hormônios ou através da cirurgia.
O tratamento hormonal para a adenomiose, pode ser através do uso de pílulas combinadas ou contendo apenas progesterona, com o objetivo de impedir ou diminuir a menstruação.Outros métodos hormonais como o uso de anéis vaginais, implantes sou DIUs também podem ser indicado.
As cirurgias para o tratamento para adenomiose são indicados em casos com a doença localizada, ou chamada de adenomiose focal e consta em remover o tecido doente que está em excesso, promovendo alivio das dores e sangramentos irregulares.
As principais técnicas usadas para o tratamento da adenomiose é a laparoscopia ou a histeroscopia.Técnicas inovadoras e minimamente invasivas que irão promover o benefício de controlar e tratar a doença mediante mínimo desconforto e rápida recuperação.
Procure um especialista para te auxiliar no diagnostico precoce e manejo da doença.
Se houver alguma dúvida sobre o assunto, deixe aqui nos comentários ou agende uma consulta! Meu consultório está de portas abertas para receber você!
Compartilhe na sua rede social!
Formação da Dra. Graziele Cervantes
- Ginecologista e Obstetra formada pela Maternidade Darcy Vargas - SC em 2016;
- Especialização em Endoscopia Ginecológica e Endometriose pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2016-2018);
- Curso de Imersão em Laparoscopia em Clermont-Ferrand, França (2019);
- Especialização em Longevidade e Medicina Ortomolecular;
- Médica Assistente do Setor de Endoscopia Ginecológica e Endometriose da Santa Casa de São Paulo;
- Professora da Pós Graduação de Videoalaparoscopia e Histeroscopia da Santa Casa de São Paulo - NAVEG;
- Mestra da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.