Entenda como o uso dos remédios atuam na endometriose!

Existem remédios para a endometriose?
Sim, existem remédios para o controle da endometriose e há diversas formas de tratamento com o uso de medicamentos para o controle da endometriose e seus sintomas.
Os remédios para o controle da endometriose podem ser considerados hormonais e não hormonais, além do uso de suplementos alimentares que também auxiliam no controle da doença.
Os remédios hormonais atuam inibindo a ação de outros hormônios femininos que possuem a fincão de nutrir a endometriose, provocando dores, cólicas, dores nas relações sexuais e até infertilidade nas pacientes.
Tratamentos hormonais e endometriose
Os tratamentos hormonais podem ser necessários para o controle do crescimento da endometriose e em muitos casos, é fundamental para o controle da menstruação, assim, ao suspender a menstruação é possível um alívio da dor e do desconforto de muitas pacientes durante este período.
Outros remédios para o controle da endometriose são os não hormonais, também considerados medicamentos analgésicos ou antiinflamatórios e que atuam no combate a dor causada pelas cólicas durante o período menstrual, ou fora do período menstrual e também no controle da própria inflamação causada pela doença.
A suplementação também é uma grande aliada contra a endometriose, assim a reposição dos nutrientes que estejam em falta no organismo como fibras, minerais e vitaminas ajudam no controle e aliviam os sintomas, principalmente os associados a inflamação.
Suplementos no tratamento da endometriose
Alguns exemplos de suplementos que podem ser prescritos são:
- vitamina D;
- ômega 3;
- magnésio;
- glutamina;
- probióticos;
- dentre muitos outros.
Os suplementos auxiliam no tratamento da endometriose promovendo um equilíbrio do organismo e muitas vezes potencializa os tratamentos medicamentos convencionais.
É muito importante lembrar que a endometriose não tem cura, e sim controle! O uso dos remédios para o controle da endometriose precisa ser usado com cautela, respeitando de forma individualizada as indicações para cada paciente.
Agende sua consulta com uma
especialista em endometriose para te auxiliar nesta escolha.
Compartilhe na sua rede social!
Formação da Dra. Graziele Cervantes
- Ginecologista e Obstetra formada pela Maternidade Darcy Vargas - SC em 2016;
- Especialização em Endoscopia Ginecológica e Endometriose pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2016-2018);
- Curso de Imersão em Laparoscopia em Clermont-Ferrand, França (2019);
- Especialização em Longevidade e Medicina Ortomolecular;
- Médica Assistente do Setor de Endoscopia Ginecológica e Endometriose da Santa Casa de São Paulo;
- Professora da Pós Graduação de Videoalaparoscopia e Histeroscopia da Santa Casa de São Paulo - NAVEG;
- Mestra da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.